segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cuidados Indispensáveis com Filhotes de Canario Belga

Hoje veremos alguns dos principais cuidados que devemos ter com os filhotes de Canario Belga, desde o nascimento até a separação dos pais. Nesta fase, os filhotes requerem muito cuidado e atenção, um pequeno erro poderá significar a morte de toda a ninhada. Existem certas técnicas que são bastante conhecidas para cuidar de um Canario Belga filhote, e você deverá conhecê-las para melhorar a sua criação. Também é interessante que você possa ver nosso guia completo sobre a criação de Canário Belga, com certeza a leitura deste artigo irá te ajudar a compreender melhor estes belos pássaros.

DEVO RETIRAR O MACHO DE CANARIO BELGA PARA A FÊMEA CHOCAR OS OVOS?


Alguns criadores costumam retirar o macho após o nascimento dos filhotes, porém isso normalmente acontece apenas em grandes criações comerciais ou então quando o macho é um Canario Belga campeão. Em pequenas criações você poderá tranquilamente deixar o macho juntamente com a fêmea, desta forma ele irá ajuda-la a chocar e cuidar dos filhotes.

Outro cuidado importante é que você não deverá ficar mexendo na gaiola durante o período de reprodução dos Canários Belga, a não ser para trocar a água e comida. Quando a fêmea estiver fazendo o ninho, botando ou criando os filhotes, o ideal é que ela fique em um ambiente tranquilo, sem grandes movimentações, correntes de ar ou qualquer coisa que possa atrapalhar ou assustar os pais. A tranquilidade é uma das chaves do sucesso de uma criação de Canários Belga.


O QUE OS FILHOTES DE CANARIO BELGA DEVEM COMER ASSIM QUE ELES NASCEM?


Ao nascer os filhotes de Canario Belga são extremamente frágeis e dependentes dos pais, via de regra os Canários são excelentes pais, por isso, para que os filhotes possam se desenvolver de forma satisfatória, basta que deixemos a disposição dos pais uma alimentação farta e variada, composta por verduras de cor verde escuro, como couve, mostarda e chicória, legumes como jiló, cenoura e pepino, frutas como maça e laranja, sementes variadas como alpiste, painço, aveia e niger, além de uma boa farinhada a base de ovo, podendo ser comprada pronta em lojas ou feita em casa. Normalmente uma mistura de sementes para Canários Belga que é facilmente encontrada em lojas agropecuárias será o ideal para alimentar os pássaros.

Alguns criadores de Canário Belga fornecem pão amanhecido molhado no leite, o preparo e simples, basta pegar o pão e mergulhar na água, em seguida dê uma boa apertada no pão para retirar o excesso de água, depois mergulhe no leite e esprema novamente. Tanto o pão quanto as farinhadas a base de ovo devem ser colocadas na gaiola de manhã e retiradas no final do dia, pois acabam fermentando com facilidade.

Cuidados com Filhotes de Canario Belga Cuidados Indispensáveis com Filhotes de Canario Belga

OS FILHOTES DE CANARIO BELGA SAÍRAM DO NINHO, E AGORA?


Com 15 a 20 dias de nascido os filhotes de Canario Belga deixam o ninho, e ao completar um mês de idade eles já estão aptos a se alimentarem sozinhos, especialmente os alimentos mais macios como frutas, verduras e as farinhadas. Neste momento você poderá separar as crias e coloca-las em uma outra gaiola, as conhecidas voadeiras para Canario Belga. Estas gaiolas devem ter muito alimento que seja facilmente encontrado pelos Canários, ou seja, você pode deixar a comida no chão da gaiola. Lembre-se de colocar o bebedouro também em uma parte baixa. Além dos alimentos mais macios, deixe a mistura de sementes a disposição do filhote de Canario Belga.

As fêmeas de Canario Belga podem arrancar as penas dos filhotes para fazer um novo ninho e iniciar uma nova postura, caso isto aconteça, você poderá deixar os filhotes apenas com o pai, ou então coloque a grade divisória na gaiola, desta forma os pais podem terminar de alimentar as suas crias. Você já leu as outras matérias sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário