terça-feira, 19 de março de 2013

Fumaça branca: já foi eleito o novo Pontífice

 

Temos Papa, saiu fumo branco por volta das 19.00 horas. Aguarda-se agora o anuncio do nome do novo Pontifice e primeira aparição para a saudação aos fiéis.
*

Começa pelo Sínodo de Jerusalém, relatado no livro dos Actos dos Apóstolos (15, 14-17):
Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, escutai-me. Simeão contou como Deus, ao princípio, se dignou intervir para tirar dentre os pagãos um povo que fosse consagrado ao seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, conforme está escrito: depois disto, hei-de voltar a reconstruir a tenda de David, que estava caída; reconstruirei as suas ruínas e erguê-la-ei de novo a fim de que o resto dos homens procure o Senhor, bem como todas as nações que foram consagradas ao Meu nome, diz o Senhor, que dá a conhecer estas coisas desde a eternidade”.

O Evangelho de Lucas nos diz: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22.24-27): isto faz compreender o significado bíblico da eleição de um Papa por parte do Colégio dos Cardeais. A Igreja não pode estar em Cristo sem Pedro, sua rocha e cabeça, mas também Pedro nunca é um líder solitário ao vértice de uma pirâmide; ele é “o primeiro” e a cabeça dos Onze e “dos outros que estão com eles” (Lc 24,33); ele é o centro de uma “comunhão” de homens, organicamente orientada unicamente ao seguimento do único “Príncipe dos Pastores” (1Pt 5,4), o pastor de todos os pastores do povo de Deus. Deste Príncipe dos Pastores ele é “o sacramento visível” em cada momento da história, e portanto temporâneo. Por isso, Pedro define-se sempre com “os outros” e os outros à volta de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário