sábado, 29 de dezembro de 2012

Dúvidas sobre Nutrição – Mitos e Verdades

Mais uma edição da nossa coluna de dúvidas! Aqui colocamos perguntas, mitos e curiosidades sobre alimentos e hábitos nutricionais. Tem alguma dúvida? É só deixar um comentário perguntando… Pode virar post!


Sim! Já existem estudos mostrando esse efeito da berinjela, dentro de uma dieta balanceada e saudável. Em uma alimentação ruim, a berinjela não obtém esse resultado.

Sim! O leite que compramos no mercado passa por vários processo industriais, como a pasteurização. Eles são essenciais para a segurança do produto, mas acabam trazendo prejuízos para a composição nutricional do leite, como a diminuição no conteúdo de vitaminas. Para aproveitar uma maior gama de nutrientes, é interessante fazer um rodízio entre os tipos de leite, incluindo o de soja, o de cabra etc.

Mito! O caldo de cana tem ferro em sua composição, porém é numa quantidade muito pequena (0,7g por 100g). Por isso, não pode ser considerado uma fonte rica em ferro e, portanto, não é um alimento preventivo para quadros de anemia.

Dúvidas sobre Nutrição – Mitos e Verdades Detox


Todos têm alguma dúvida ou curiosidade quando falamos em alimentação. Dedicamos um espaço aqui no blog exclusivamente para responder às questões mais comuns de vocês. Pergunte e nos conte as suas dúvidas através dos comentários ou pela nossa página no Facebook!
Hoje falaremos especialmente de Detox!

Sim! A dieta de detoxificação ajuda na eliminação de toxinas e na restauração da saúde física, mental e emocional, principalmente depois de um período intenso de festas. No entanto, ela não deve ser usada apenas nessa situação e pode ser feita em qualquer período do ano para reduzir a carga tóxica a que fomos expostos. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

O limão tem ação alcalinizante que melhora o funcionamento do organismo como um todo, além de ser rico em terpeno – substância que ajuda o fígado a eliminar toxinas. Porém, o excesso de suco de limão pode favorecer dor de estômago e lesão mucosa.

Sim! Cúrcuma, alecrim, orégano e alho são condimentos que possuem efeito alcalino ajudando na eliminação de toxinas pelo fígado – órgão responsável por processar tais substâncias químicas.

Um comentário:

  1. E ae cara! Tudo bem? Tô seguindo teu blog,segue lá o meu? www.misturo.blogspot.com vleu ae ;D

    ResponderExcluir