quinta-feira, 14 de junho de 2012

Descasque 0 abacaxi! E ganhe saúde!

Abacaxi:é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C.


A fruta é rica em fibras, vitaminas A e C, além de minerais e uma enzima pra lá de eficiente: a bromelina.
Por ser rico em Vitaminas e Minerais, o abacaxi, quando consumido com regularidade, é capaz de afastar problemas de saúde e aumentar a imunidade do organismo.

O rei das frutas Não é só por sua aparência imponente que o abacaxi está entre as frutas tropicais que mais trazem benefícios ao organismo. Em sua composição, estão presentes minerais importantes como:
  • Cálcio: está presente na composição dos ossos e dentes, participa da coagulação sanguínea, facilita o deslizamento e contração das fibras musculares, regula a divisão celular, facilita a transmissão de impulsos nervosos e controla os batimentos cardíacos.
  • Magnésio: direciona o cálcio para ser absorvido pelos ossos, previne doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmia, participa na absorção de proteínas e carboidratos, reforça o sistema imunológico e atua na formação de proteínas.
  • Potássio: equilibra a quantidade de água presente nas células, controla a pressão arterial, aumenta a elasticidade das artérias e age nas contrações musculares.

No que diz respeito às Vitaminas, a fruta é uma boa fonte de Vitamina A, responsável por garantir a saúde dos olhos; Vitamina B1, que atua na conversão de açúcar em energia, na síntese de neurotransmissores e no reforço da imunidade; Vitamina C, que aumenta as defesas do corpo contra infecções, combate a ação dos radicais livre e auxilia no processo de cicatrização dos ferimentos; e Vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e fósforo no organismo.

E a bromelina? Devido a presença de bromelina em sua composição, uma mistura de enzimas que desdobram proteínas, o abacaxi facilita a digestão e estimula um melhor aproveitamento dos outros nutrientes. Ela também dissolve o muco ou o catarro dos pulmões, facilitando a expectoração, e age, como antiinflamatório.

E onde se encontra a bromelina no abacaxi? Ela está em grande concentração na parte central da fruta, aquela mais dura, que normalmente é descartada antes do consumo. Para aproveitar seus benefícios, bata o miolo do abacaxi em sucos e vitaminas.

Fibras poderosas Elas estão presentes no abacaxi e, por essa razão, ele é uma ótima opção de funcionamento do intestino. É que as fibras, associada à ingestão diária de boa quantidade de líquidos, formam e dão peso ao bolo fecal, facilitando seu trânsito no intestino e permitindo, assim, que ele seja eliminado mais facilmente. Elas ainda participam acelerando a digestão. É por essa razão que, junto com a bromelina, as fibras ajudam a diminuir a sensação de peso no estômago após excessos alimentares.

Cada 100g da fruta contém:
Calorias48kcal
Carboidrato12,31g
Proteína0,9g
Fibra Alimentar1g
Lipídeos0,1g
Magnésio18mg
Fósforo13mg
Potássio131mg
Manganês1,62mg
Ferro0,3mg
Cobre0,11mg
Zinco0,1mg
Vitamina B10,17mg
Vitamina B20,02mg
Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Nenhum comentário:

Postar um comentário