quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atitudes para cultivar a auto-estima

Todos nascemos com potencial para a realização pessoal, a felicidade, o amor e o sucesso. Para encurtar o caminho em direção a essas metas, o primeiro passo é acreditar que podemos merecer tudo de melhor. Apontamos 20 maneiras de fortalecer seu amor-próprio e estar sempre de bem com a vida..
Gostar de si mesmo, reconhecer nosso próprio valor e não ter dúvidas sobre nosso direito de ser feliz é o primeiro passo para ficar em paz com a vida. Construir a auto-estima é uma ação permanente, minuciosa e tão paciente quanto a montagem de um quebra-cabeças, em que o resultado final é a imagem completa e total de si próprio. “Cada peça individual representa uma atitude, seja exterior, em direção ao mundo, seja interior, em relação a nós mesmos”, ensina o psicoterapeuta inglês Brian Roet no livro A Confiança de Ser Você Mesmo (ed. Cultrix). Quantas vezes deixamos de atingir um objetivo por excesso de autocrítrica ou por um autojulgamento impiedoso? “Precisamos nos observar com mais humanidade, doçura e condescendência, aceitando nossos erros e fracassos”, diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos, coordenadora de pós-graduação em psicologia clínica da Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo. “Tudo o que você precisa é comportar-se consigo mesmo como se comportaria com seu melhor amigo”, complementa Brian Roet. Ter uma auto-estima saudável não significa ser complascente e não avaliar suas atitudes. “Quem se ama incondicionalmente e releva seus defeitos na verdade é apenas um egocêntrico”, diz a psicóloga Maria do Carmo Muñido Ricón, de São Paulo. Veja a seguir algumas atitudes que ajudam você a reforçar seu amor-próprio.
1. Reavalie suas crenças sobre si mesmo
“Ao longo da vida, ouvimos opiniões dos outros sobre nós mesmos. Algumas permanecem como crenças capazes de condicionar, de maneira positiva ou negativa, o jeito que nos enxergamos. Esses comentários, vindos dos pais, da família e dos amigos – que dizem que somos lentos, bagunceiros, distraídos, preguiçosos ou agitados, por exemplo –, acabam se transformando em lentes através das quais vemos o mundo. Procure identificar a origem, reveja e questione cada uma dessas afirmações acumuladas durante a vida. Elas podem estar tolhendo seu crescimento e sua felicidade.”
• Mônica von Koss, psicóloga, de São Paulo.
2. Enfrente seus medos e abra-se para o novo
“Uma regra básica para o crescimento emocional é enfrentar o medo. Em vez de dizer ‘isso vai ser difícil’, experimente mudar a frase para ‘isso é um desafio, e eu me pergunto como irei responder a esse desafio’. Mudar a classificação de ‘problema’ para ‘desafio’ ajuda a mobilizar recursos de maneira completamente diferente. Quando enfrentamos o medo e nos arriscamos, conseguimos ampliar nossos horizontes, desenvolvemos mais oportunidades, o caminho fica mais fácil, e cresce a confiança.” • Brian Roet, psicoterapeuta inglês no livro A Confiança de Ser Você Mesmo (ed. Cultrix).
3. Confie em sua capacidade
“Com o reconhecimento de nosso próprio potencial e com confiança em nossa capacidade, podemos construir um mundo melhor. De acordo com minha experiência, a autoconfiança é essencial. Essa espécie de confiança não é cega: é uma consciência de nosso próprio potencial. A partir dela, os seres humanos podem se transformar por meio do aumento das qualidades positivas e também da redução das qualidades negativas.” • Dalai-Lama, líder espiritual tibetano, em O Livro da Sabedoria (ed. Martins Fontes).
4. Harmonize sua casa
“Cuidar da casa e cercar-se de coisas belas melhora nossa relação com o mundo. Para começar, abra as portas e janelas, deixe a luz e o ar entrarem nos ambientes. Enfeite a casa com flores e borrife essências cítricas, como limão, tangerina e laranja, que trazem alegria. Faça uma boa limpeza, arrume armários e gavetas, doe ou jogue fora tudo o que não serve mais, está quebrado ou fora de uso há muito tempo. Isso faz circular a energia vital, que os chineses chamam de ch’i.”
• Eduardo Guilherme Svetlosak, consultor de Feng Shui, de São Paulo.
5. Desenvolva o bom humor
“Observe-se de forma humorada e aprenda a rir de seus erros. Procure tomar distância dos fatos e acontecimentos e veja a si próprio como se fosse personagem de um filme. Assim você passa a ter uma perspectiva mais relativa de tudo na vida e tanto as vitórias quanto os fracassos já não se tornam tão importantes. Descubra que nenhum erro é tão grave a ponto de fazê-lo sentir-se diminuído ou inferiorizado.”
• Denise Gimenez Ramos, psicóloga, de São Paulo.
6. Seja sensual
“Encare o sexo como fonte de prazer e de leveza. Não tome as experiências de outras pessoas como parâmetro, o que leva à falsa crença de que a vida sexual delas é melhor do que a sua. Descubra um universo a ser explorado em seu corpo e no de seu parceiro. Ouse um beijo diferente, uma carícia mais ousada: sua auto-estima aumenta quando você descobre ser capaz de despertar novas sensações nos outros e em você.” • Angelo Monesi, psicólogo e diretor do Instituto Paulista de Sexualidade, de São Paulo.
7. Dance a noite inteira
“Se estiver triste ou deprimido, saia para dançar, mesmo que esteja sozinho. Escolha um clube na sua cidade e vá para a pista. Sinta o poder que o som tem de mexer com seu corpo e preste atenção nas mensagens que o DJ passa em cada música, timbre, batida e letra da canção. Misture-se às outras pessoas, cante junto com elas, aprenda novos passos e sinta-se ocupando seu espaço. De madrugada, volte para casa mais leve e feliz.”
• Felipe Venancio, DJ, de São Paulo.
8. Olhe para si mesmo de forma amorosa
“Tenha mais carinho por você. Agradeça e celebre os dons que a vida lhe deu, valorize seus melhores traços de caráter, sua espontaneidade. Não se compare com os outros, pois cada um tem seu caminho. Tenha a certeza de que você está cumprindo sua missão no mundo.”
• Maria do Carmo Vasconcellos, psicóloga, de Belo Horizonte.
9. Ajude os outros
“Uma forma de ficar satisfeita consigo mesma é voltar sua atenção para outras pessoas. Psicólogos descobriram que ajudar alivia: quem presta auxílio é mais feliz. E mais: pesquisas comprovam que, a longo prazo, um comportamento fortemente altruísta melhora o sistema imunológico e protege contra doenças.” • Ursula Nuber, no livro 10 Mandamentos para Mulheres Decididas (ed. Cultrix).
10. Ocupe o seu espaço
“Não se feche em si mesma, inclusive com seu corpo. E, quando precisar de espaço, ocupe realmente espaço. Não sente na borda da cadeira, mas ocupe o assento todo. Se suas marcas registradas são pernas unidas, braços cruzados e postura curvada, imagine que, bem no meio do peito, existe um cordão que o puxa para cima. Instintivamente você adotará uma posição ereta, os ombros se endireitarão, a cabeça ficará mais erguida.” • Ursula Nuber, no livro 10 Mandamentos para Mulheres Decididas (ed. Cultrix).
11. Assuma a responsabilidade por sua vida
“Pessoas felizes não se vêem como vítimas, nem sob as circunstâncias mais difíceis. Para elas, o importante é encontrar soluções para os problemas e fazer o possível para tornar a vida melhor. Assumir o controle da própria vida é acreditar que podemos cuidar de nós. E que, venha o que vier, somos capazes de seguir em frente, de fazer algo de bom e de importante. Sendo plenamente responsáveis por nós, criamos as circunstâncias, em vez de deixar que elas nos dominem. Como criadores da própria vida, somos plenos.” • Rick Foster e Greg Hicks, consultores americanos, no livro Ser Feliz É Escolha Sua (ed. Cultrix).
12. Cuide da alimentação
“Alimente-se com sabedoria, com atenção ao que cada alimento proporciona a seu corpo. Escolha o que come da mesma forma que seleciona um livro numa biblioteca. Faça refeições com tranqüilidade, evite tratar de problemas e assuntos pesados, sinta-se inteiro, desfrutando o prazer do alimento ou da bebida, seja um vinho requintado, seja uma simples banana. O que você engole sem sentir é o que engorda, embriaga, faz mal. Chupe uma manga, prove um mingau, saboreie uma trufa de chocolate com todos seus sentidos, o paladar, o aroma e o tato, aproveitando o prazer e a nutrição que o alimento lhe oferece.” • Neka Menna Barreto, nutricionista e produtora gastronômica, de São Paulo.
13. Faça trabalhos manuais
“Pinte, teça, borde, desenhe. Enquanto você mexe com as mãos, estimula a criatividade e entra em contato com suas emoções mais profundas. O trabalho manual abre canais de expressão que ficam bloqueados no dia-a-dia, quando nos fechamos em nós mesmos, por medo da violência, ou executamos atividades repetitivas. Transformando fios em tapetes, argila em cerâmica, por exemplo, você ainda abre os sentidos, que são sua janela para ver o mundo.” • Eva Soban, designer têxtil e artista plástica, de São Paulo.
14. Movimente seu corpo
“Escolha a atividade física que mais combina com você: caminhe, dance, nade, pedale. Não existe uma melhor do que outra. Tanto que se costuma dizer que o melhor exercício é aquele que a pessoa faz. Você ganha mais disposição, vitalidade, energia. Isso melhora sua maneira de ver o mundo e a si próprio. Durante a atividade, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas produzidas pelo cérebro, que causam a sensação de bem-estar. Se estiver deprimido ou de mau humor, mexa seu corpo e tudo passa.” • Turíbio Leite de Barros, fisiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
15. Vista uma roupa alegre
“Acorde e ponha uma roupa que faça você se sentir mais bonito. O espelho vai devolver a você a beleza que refletir. Se estiver deprimido, use roupas de cores que levantam o astral, como vermelho, laranja e amarelo. Caso se ache acima do peso, vista preto, que afina a silhueta. Preste atenção também se não vem adotando roupas muito formais em ocasiões em que elas não são tão necessárias, o que pode intimidar as pessoas. Vista algo mais casual e abra um sorriso.” • Silvana Bianchini, consultora de imagem e professora do Senac Moda e Beleza, de São Paulo.
16. Acredite: você é especial
“Para ser alguém especial é preciso, primeiro, acreditar que você é de fato especial. Enxergue sua própria bondade, aprecie seus pontos positivos e comemore sua natureza humana. A fé em você mesmo começa com a compreensão de que Deus está sempre dentro de você.” • Glenn Van Ekeren, consultor de desenvolvimento, no livro 12 Segredos Simples da Felicidade no Trabalho (ed. Cultrix).
17. Conheça seus valores
“É preciso resgatar nossos valores inatos, lembrar daquilo que de verdade nos dá prazer. Rever fotos antigas pode ajudar a recuperar sua trajetória e a resgatar desejos que podem ter sido perdidos ao longo do caminho.” • Maria do Carmo Muñido Ricón, psicóloga, de São Paulo.
18. Tome um banho demorado
“Um longo e prazeroso banho é um ritual de encontro consigo mesmo. A água está relacionada às emoções – da medicina chinesa à psicanálise. Coloque música suave, acenda velas e adicione à água óleos essenciais, que equilibram as emoções. A lavanda acalma, e os cítricos estimulam as regiões neurológicas relacionadas ao prazer e ao bem-estar. Adicione algumas gotas na banheira ou num recipiente, jogando sobre o corpo no último enxágüe. Sinta a água lavando sua alma e restaurando a felicidade de ser quem você é.” • Zeca Catão, aromaterapeuta, de São Paulo.
19. Aprenda a dizer não
“Quem não consegue dizer ‘não’ perde o controle de sua vida, fica à mercê das solicitações de qualquer pessoa que lhe peça um favor. Está voltado para as necessidades dos outros e perde de vista as suas próprias. As pessoas reconhecem essa incapacidade e tiram proveito dela. Pense em frases que você possa usar, como ‘direi para você depois’, ‘não estou bem certo agora’ – isso lhe dará tempo para respirar e fará com que você evite dizer ‘sim’ todas as vezes.” • Brian Roet, psicoterapeuta inglês no livro A Confiança de Ser Você Mesmo (ed. Cultrix).
20. Deixe sua luz brilhar
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade situada sobre o monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire, mas no candelabro. E assim ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens.” • Jesus Cristo (Evangelho de São Mateus, capítulo 7, versículo 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário