terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Formigas-pote-de-mel

As formigas são talvez os animais que melhor vivem a sua vida no planeta Terra, com melhores condições e em maior quantidade. O número de espécimes é gigante, assim como as espécies distintas que existem (actualmente contam-se cerca de 12,5 mil), distribuídas por todas as regiões do planeta, com a excepção das regiões polares. As formigas sobrevivem nesta enorme quantidade ao longo dos séculos e das mudanças devido a um factor muito importante, a sua organização.

As sociedades compostas por formigas são organizadas de forma a haver divisão eficiente das tarefas e a cada tipo de tarefa corresponde uma formiga diferente. Estes animais são o exemplo vivo que deveria ser seguido pela própria humanidade, trabalho feito com dedicação, organizado e com competência.

Uma dessas espécies é denominada de Formiga Pote-de-Mel, o nome poderá ser estranho, mas se continuar a ler vai perceber exactamente porquê este nome.

Estas formigas estão habitualmente em locais com climas quentes, nomeadamente nos desertos. Depois das chuvas, as plantas do deserto (aquelas que surgem apenas nos períodos chuvosos), produzem uma quantidade de néctar fora do vulgar, e estas formigas vivem como autênticos potes de mel, armazenando sem qualquer desperdício todo este alimento, para sobreviverem nos tempos secos. Algumas formigas são escolhidas para funcionarem como “reservatório”, e acumulam néctar de uma forma impressionante, até que não se consigam mexer, chegando por vezes a atingir a dimensão de uma uva. Depois de armazenado todo o néctar estas voltam para o formigueiro subterrâneo, e quando o alimento do deserto acabar, estas regurgitam o conteúdo armazenado e todas as outras formigas alimentam-se com o mel por estas armazenado.

Se ficou a pensar que depois destas alimentarem as outras companheiras morrem, está enganado. Pois depois de todo o conteúdo armazenado ser absorvido pelas companheiras, as formigas “reservatório”, voltam ao seu tamanho normal e estão prontas para mais uma etapa de colheita de néctar assim que possível. A escolha das formigas que irão servir de reservatório recai simplesmente pelas operárias que possuírem o corpo mais robusto, para que possam armazenar o máximo de néctar possível, suficiente para alimentar todas as outras companheiras.

Mais uma vez, as formigas mostram que a organização é essencial para sobreviverem em situações mais complicadas e de escassez de alimento. Estas conseguem facilmente relacionar-se com outras espécies, no entanto, como se encontram em maior quantidade em zonas desérticas, a relação com outras espécies não é muito normal, mas quando ocorre, ocorre sem qualquer tipo de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário