quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (QUINTA DA BOA VISTA)

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro localiza-se no bairro de São Cristóvão, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Enquanto instituição tem, entre os seus principais objetivos, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, tendo por base os animais de seu acervo. Este plantel, por sua vez, tem como foco peixes, répteis, aves e mamíferos.

O Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista
Em 18 de março de 1945, o Rio de Janeiro ganhou um novo jardim zoológico, inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, no parque da histórica Quinta da Boa Vista, residência da Família Real Portuguesa e da Família Imperial Brasileira, junto ao Museu Nacional do Brasil.

Atrações
O zoológico está instalado num parque arborizado de 138.000 m², nos fundos da Quinta da Boa Vista.

A sua coleção conta, atualmente, com cerca de:

quinhentos mamíferos;
novecentos répteis;
mais de mil aves
Ao todo, são trezentas e cinqüenta espécies, muitas delas raras e ameaçadas de extinção como a arara azul, a harpia, o jacaré-de-papo-amarelo, o lobo-guará, o mico-leão-de-cara-dourada, o tamanduá-bandeira e o urubu-rei.

Além de espécimes nativos da Região Amazônica, do Pantanal e do Cerrado brasileiro, destacam-se ainda animais de outros países, como o rinoceronte e o urso pardo americano.

Com cerca de 70 mil visitantes por mês, entre as atrações disponíveis, destacam-se:

a maior coleção de primatas brasileiros e aves expostas no país;
o portão monumental, oferecido em 1816 pelo Duque de Northumberland como presente de casamento a D. Pedro I e à futura imperatriz, Maria Leopoldina de Áustria. O portão é uma réplica do existente na residência daquele nobre na Inglaterra, e serviu como entrada do Paço Imperial na Quinta da Boa Vista.
as alamedas, margeadas de palmeiras imperiais;
a Casa Noturna, um recinto para observação de espécies de hábitos noturnos, como aranhas, cobras, corujas e morcegos.
o chamado Viveirão, onde os visitantes podem entrar e caminhar livremente entre diversas espécies de aves em semi-liberdade, como o maguari, o íbis-sagrado, o flamingo, o guará, o grou-coroado, o grou-senhorinha, o sanhaço-de-encontro, o sanhaço-de-mamoeiro, o pato-do-mato, o tiê-preto, o melro e pequenos animais, como o ratão-do-banhado.
a Passarela da Fauna, uma passarela elevada, inaugurada em 17 de setembro de 2004, que permite ao visitante caminhar por entre vários animais (cervídeos, aves e tartarugas) em semi-liberdade, em uma grande área aberta.
o Aquário Público, projetado por Auguste François Marie Glaziou a pedido do Imperador D. Pedro II, mas inaugurado somente em 1910. Décadas depois, foi restaurado por iniciativa da Fundação RIOZOO, sendo-lhe devolvidas as características originais.
o viveiro de aves marinhas.
o ProáguaZOO, o sistema de tratamento e reutilização de água do zoológico.
um aquário do Projeto TAMAR, com espécimes de tartarugas-marinhas.
o "Zoomóvel".
o "Museu da Fauna".
a "Mini-Fazenda.
A Petrobras desenvolve, em parceria com a Fundação RIOZOO, o "Projeto Ararajuba", visando garantir a preservação da ararajuba, ave ameaçada de extinção.

A instituição disponibiliza ainda:

Parque de estacionamento (automóveis e ônibus/autocarros);
Anfiteatro com capacidade para 100 pessoas e camarins;
Playground para festas e salas de apoio;
Lanchonete, restaurante, sorveteria e quiosque de mel;
Sala de vídeo e auditório;
Área para festas e eventos;
Consultorias técnicas;
Cursos de atualização;
Visitas orientadas.

Um comentário:

  1. MUITO OBRIGADA PODE FICAR A VONTADE PARA PEGAR AS MENSAGENS QUE QUISER JA VISITEI O SEU BLOG ADOREI QUE DEUS TE ABENÇOEI MUITO UM ABRAÇO NA SUA ESPOSA POR MIM FELICIDADES...

    ResponderExcluir