domingo, 4 de julho de 2010

O HOMEM PODE SER SEU PRÓPRIO INIMIGO (Refletir)

Conta-se uma antiga lenda escocesa acerca de um fazendeiro que se viu sendo destruído por um terrível monstro destruidor. O monstro derrubou seus celeiros, matou e espalhou seu gado, arruinou suas plantações e finalmente matou seu filho primogênito. Entristecido e irado, resolveu caçar o monstro e matá-lo.Assim, em uma noite fria, se pôs de tocaia. A memória do que o monstro fizera, conservava-lhe a coragem. Repentinamente ele ouviu suas passadas que se aproximavam. Enfurecido, lançou-se para frente, soltando um grito de guerra. Seu impulso lhe deu uma vantagem temporária; e o monstro foi derrubado.
Mas o monstro era mais forte que o homem e não demorou revidar com golpes e maldições. O fazendeiro começou a ser dominado, mas em desespero de causa, reiniciou a luta novamente, de tal modo que enfraqueceu o monstro.
Finalmente, o monstro foi subjugado. O fazendeiro puxou a espada e preparou-se para matá-lo de vez. Nesse momento, um raio de luar brilhou sobre o rosto do monstro. Horrorizado,o fazendeiro retrocedeu, o rosto do monstro era o seu próprio rosto. Na verdade se diz que o homem é o seu próprio maior inimigo.
É comum o homem acusar o outro, de defeitos que ele mesmo possui. Já dizia o grande filósofo Sócrates: "o homem deve refletir, e examinar a si mesmo. Uma vida sem esse exame não é digna de ser vivida". Quando o homem vence a si mesmo, então começa vencer de fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário