terça-feira, 22 de junho de 2010

RAÇA DE CÃES PINSCHER

Comportamento, dicas, origem, cores, historia, cuidados ...
Os cães da raça pinscher miniatura possuem pequeno porte, corpo esbelto e pelagem curta. São populares no Brasil, apesar de que quase todos os exemplares são mestiços.
Características físicas:
Sua pelagem pode ter diversas tonalidades de marrom, ou pretos com marcas marrons no rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e pescoço, nos dois lados do peito, metatarso, pernas dianteiras, patas, face interna das pernas traseiras e na região anal.
São cachorros semelhantes ao dobermann, tendo origem em comum, mas não são uma miniatura dessa raça, como muitos pensam.
O pinscher tem um padrão de tamanho definido oficialmente : de 25 a 30 cm de altura, da cernelha ao chão. Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que pode desclassificá-lo para competições.
A cabeça do pinscher é alongada, e as orelhas são proporcionalmente grandes.
Curiosidade: apesar do tamanho reduzido o pinscher miniatura é classificado pela Federação Cinológica Internacional como um cão de guarda.
Cuidados e longevidade:
Alguns criadores optam cortam parte das orelhas e o rabo desses cães ainda filhotes, prática cada vez mais condenada em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos (tinha que ser esses malditos, como sempre!). A cirurgia estética em cães já é proibida em alguns países.
Vivem por longos anos se criados em um ambiente adequado (o que inclui alimentação e cuidados veterinários), é comum que ultrapassem os 15 anos de vida.
As crias geralmente variam de 3 a 6 filhotes.
Comportamento e saúde:
Os pinschers, por serem pequenos, são uma opção para moradores de apartamentos. São inteligentes e leais, embora tenham o instinto de cão de guarda e apresentem a tendência de latir para estranhos.
Esses cães precisam ser acostumados com outros cachorros para evitar brigas, pois mesmos pequenos e de pouca força, podem atacar animais muito maiores.
Têm tendência a obesidade, e por isso necessita de alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a propensão a acidentes pela ousadia combinada ao tamanho reduzido (cuidado com quedas), fraturas em raças pequenas são mais complicadas de tratar.

3 comentários:

  1. gostei muito do documentário ! foi interessante por que eu tenho uma pinscher !

    ResponderExcluir
  2. Fabio gostaria de posuir um pinther recenascido
    vc sabe onde posso encontrar um. Sou Antonny tenho 10 anos sou de Conceição dos Ouros estado de MG obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  3. adorei o comentário.Tenho 5 dessa raça.O que tem me preocupado é que minha cadelinha passou o cio,uma e duas vezes, não deixei cruzr .Ela adora copular com o macho mesmo sem estar no cio.Isso é possivel ?

    ResponderExcluir