sexta-feira, 18 de junho de 2010

POR QUE DEVEMOS PRESERVA O MEIO AMBIENTE?

Minhas conclusões:

É uma pergunta fácil de responder, principalmente se pensarmos como a maioria das pessoas pensam.
A primeira resposta que vem a mente é, devo preservar para garantir a sobrevivência das gerações futuras, ou devo preservar para garantir a minha sobrevivência.
A primeira resposta demonstra uma certa preocupação com aqueles que ainda virão ou com os nossos filhos, etc.
A segunda resposta nos remete ao egoísmo, uma certa preocupação com nós mesmos. Que tal mudarmos o foco.
Devo preservar porque o solo onde piso é sagrado e tudo o que está ao meu redor (inclusive eu) pertençe a Deus. Ou devo preservar porque amo tanto o meu semelhante que jamais permitiria que ele pagasse o preço pela minha negligência. Mude o foco e estará contribuindo para a preservação da espécie humana e de todas as outras espécies.

Tempo de decomposição de certos lixos.


Reciclagem do papel.

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água E 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia.

"Terra, planeta água:"

Nenhuma frase é tão verdadeira quanto essa, se pensarmos que 3/4 da superfície 71% do planeta são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo Contudo, do percentual total, a maior parte da água doce existente encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

Na Terra tudo é mantido graças à presença desse líquido vital: nossas cidades, nossas indústrias, nossas plantações, e, mesmo o oxigênio que respiramos, cerca de 70% dele, vem das microscópicas algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário