quarta-feira, 23 de junho de 2010

VOCÊ SABIA PARTE I


 Por que os japoneses têm olhos puxados e nariz empinado?


 Para sobreviver, o ser humano teve que se adaptar às condições da natureza. Acredita-se que os asiáticos têm uma espécie de prega de pele extra na frente das pálpebras porque precisaram se proteger da neve. Segundo estudos, seus ancestrais estiveram presos na Sibéria durante a Idade do Gelo. Os olhos puxados funcionariam como uma espécie de aba, impedindo que a neve se acumulasse na parte interna das pálpebras. Por terem olhos estreitos, protegiam-se contra a claridade da neve. O nariz mais curto, ou empinado, faria com que o ar pudesse ficar mais aquecido no seu trajeto até o pulmão.

 Como são os sonhos de pessoas cegas?
 Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que enxergam normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar em seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.

 Quer emagrecer comendo?
 Coma muito aipo. O aipo tem menos calorias do que aquelas que você gasta para comê-lo.

 Por que temos a sensação de estar com um nó na garganta quando choramos?
 Porque quando a pessoa segura o choro, contrai os músculos do pescoço.

 Qual a diferença entre a maconha hoje e a consumida na década de 70?
 A maconha usada hoje é 10 vezes mais forte do que a da década de 70. Seus efeitos variam de pessoa para pessoa, mais sabe-se que eles aparecem cerca de 15 minutos após o uso e podem durar de 4 a 6 horas depois de um único cigarro.

 Quem vive mais, os homens ou as mulheres?
 As mulheres. Existem apenas dois lugares no mundo em que os homens vivem mais do que as mulheres: no sul da Ásia e no Irã.

 Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?
 Quando sentimos frio ou medo, nossa pele fica parecida com uma "pele de galinha". Isso se deve à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.

 Por que só os homens têm pêlos nas orelhas?
 Ter pêlos nas orelhas é uma característica hereditária. Para a sorte das mulheres, esse gene está localizado no cromossomo Y, que só os homens possuem.

 Comeu demais?? Saiba o que o antiácido pode fazer por você.
 Quando você come além da conta, a comida fica parada no estômago. Isso estimula a produção de ácido lático e faz você se sentir "abarrotado". Os antiácidos neutralizam o ácido lático e fazem você se sentir melhor.

 Por que estalar os dedos faz um barulhinho ?
 Porque quando o dedo estica, o líquido que lubrifica a articulação se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo.

 Você sabia que algumas etnias passam mal com leite?
 Geralmente, o leite não é muito saudável para adultos orientais e negros africanos. Seus organismos tendem a não produzir enzimas necessárias para digerir o açúcar natural contido no leite.

 O que uma criança pode fazer no útero?
 A criança, na barriga da mãe, é capaz de se mover, dormir, ouvir ruídos altos e chupar o dedo. Alguns pesquisadores vão mais longe e dizem que o bebê pode até registrar na memória fatos marcantes ocorridos com a mãe durante a gravidez.

 Como os antropologistas diferenciam o esqueleto de um homem do de uma mulher?
 Além do tamanho dos ossos, a principal diferença está no tamanho da bacia pélvica, que na mulher é maior, para facilitar a passagem do bebê durante o parto.

 Por que os bebês recém-nascidos choram sem lágrimas?
 Logo após o nascimento, quando o bebê chora, os pais não vêem as lágrimas porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.

 Por que os cactos têm espinhos?
 Os cactos são plantas resistentes e sobrevivem bem às condições climáticas extremas do deserto, onde poucas outras plantas conseguem vingar. Os espinhos assim protegem os cactos contra o ataque de animais herbívoros, além de servirem para captar gotas de orvalho, como fonte adicional de água para a planta.

 Por que a pimenta nos faz espirrar?
 A piperina, um dos componentes químicos das pimentas branca e preta, é que dá o paladar agradável e picante às comidas. Já na mucosa nasal, entretanto, a piperina age como forte irritante.

 Quem tem mais ossos: um bebê ou um idoso?
 Um bebê. Ao nascer, uma pessoa tem 300 ossos, mas conforme cresce, este número vai se reduzindo. Isso acontece porque alguns ossos se fundem. Na idade adulta, temos 206 ossos.

 Por que a gente boceja?
 O bocejo é uma forma de evitar o sono. Quando bocejamos, nervos da face são ativados e estimulam o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido as se mascar chiclete. Agora, misterioso mesmo é saber porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando.

 Por que tenho "déjà vu"?
 A sensação de já ter visto uma cena ou um lugar onde nunca esteve pode acontecer com qualquer pessoa. Ocorre quando a região do cérebro responsável pelo processamento da memória - hipocampo - é ativado fora de hora, exatamente quando acontece um fato novo. Daí a impressão de que o que está registrado já foi visto.

 O que pode acontecer se você não beber água?
 A água exerce função vital no nosso organismo e sua ausência pode causar dores de cabeça, moleza, confusão mental e pressão alta, porque o sangue fica mais grosso. A sede é um sinal de desidratação. Beba água. Sempre.

 Por que conseguimos derreter açúcar, mas não sal?
 Qualquer sólido derreterá se a temperatura for suficientemente alta. Se você quiser derreter sal, tudo o que deve fazer é ligar o forno a uma temperatura de 801º C. O açúcar é um composto orgânico, e derrete a uma temperatura muito mais baixa: 185º C. O sal é inorgânico. Compostos inorgânicos requerem mais energia (no caso, calor) para passarem para o estado líquido.

 Será que gasolina pode congelar?
 Não importa o quão frio esteja, o combustível nunca congela. Abaixo de -117,5º C, a gasolina apenas se torna viscosa.

 É possível ver o desabrochar de uma flor?
 Sim. A prímula amarela abre somente ao escurecer, e o faz tão rapidamente que podemos ver e ouvir o fenômeno. Os botões parecem bolhas de sabão estourando.

 Você sabia que temos um órgão canibal?
 Trata-se do estômago. Se ele não produzisse uma nova camada de mucosa a cada duas semanas, iria se autodigerir.

 Por que as palmas das mãos e as solas dos pés não sofrem queimaduras do sol?
 A pele nas palmas das mãos ou nas solas dos pés é muito mais grossa do que em qualquer outra parte do corpo. Em virtude disto, seu efeito - de um verdadeiro filtro dos raios ultravioleta - é muito maior nesses locais, de tal modo que as queimaduras de sol raramente se desenvolvem nessa região.

 Por que os cílios demoram mais a ficar brancos?
 Os cílios têm a função de proteger os olhos da luz. Os cílios crescem num período relativamente curto e permanecem inalterados por muitos anos. Por causa da durabilidade, eles mantêm a sua pigmentação original.

 Por que se perde a memória depois de uma bebedeira?
 Porque o álcool se infiltra através da corrente sangüinea, nas células do sistema nervoso central, provocando um efeito inibidor, o que causa uma "amnésia" - resultado de uma intoxicação intensa e da total falta de concentração.

 Por que sentimos calor quando tomamos vinho?
 Porque o álcool contido no vinho provoca vasodilatação sangüínea, liberando calor à superfície da pele.

 Por que temos sobrancelhas?
 Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.

 Você sabe quantas informações o cérebro é capaz de guardar?
 O cérebro humano pode armazenar até 500 vezes a informação contida em uma coleção da Enciclopédia Britânica.

 Alguma vez seu olho já tremeu?
 O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimento rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.

 Quem demora mais para se decompor: um chiclete, um palito de fósforo ou um pedaço de papel higiênico?
 O chiclete. Se não grudar no sapato de ninguém, leva até cinco anos para sumir. O oxigênio e o calor o fazem perder a elasticidade. Depois, as bactérias dão conta do açúcar e das resinas que sobraram. Palitos de fósforo demoram até seis meses para se decompor em ambientes úmidos. E papel higiênico volta à natureza em três meses, na média.

 Você sabia que pode salvar uma árvore economizando papel?
 Cada árvore produz 50 quilos de papel. Logo, 50 quilos de papel economizados salvam uma árvore. Use o verso das folhas de sulfite. Imprima textos em letras menores. Economize e ajude a salvar o planeta.

 Qual a diferença entre feto e embrião?
 Embrião é o nome que o futuro bebê recebe até o terceiro mês da gravidez. A partir de então, passa a ser chamado de feto.

 Você sabe o que é um celacanto?
 O celacanto é um tipo de peixe que ainda existe e seria o "parente" mais próximo dos anfíbios. Pensava-se que o animal estava extinto até 1938, quando um foi encontrado em águas profundas próximas à África do Sul.

 Queda de cabelo?
 Em certas épocas, a queda de cabelo é mais acentuada, mas isso não significa que estamos ficando calvos. Como os animais, que trocam a pelagem, nossos cabelos também são substituídos (felizmente não todos de uma vez). Estima-se que um fio de cabelo humano dure de 2 a 6 anos.

 O que é o tendão de Aquiles?
 É a parte do corpo que conecta os tendões dos músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. É o mais forte e rígido dos tendões humanos.

 Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?
 Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar . Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

 Por que urinamos de forma descontrolada quando somos submetidos a situações de medo ou pânico?
 Porque o estresse causa uma alteração no controle autônomo do esfíncter urinário, ou seja, a bexiga apresenta contrações involuntárias, diminuindo sua capacidade de armazenamento da urina, o que causa o descontrole.

 Por que o monóxido de carbono é tão prejudicial a nossa saúde?
 Porque o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigênio, impedindo que este último seja transportado às células.

 Você sabe o que é a cera do ouvido?
 A cera de ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido de pó e de pequenas partículas, que ficam presos nessa cera.

 Por que a água de coco é tão benéfica ao nosso corpo?
 Porque a água de coco é rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e hidrata o corpo com pouquíssimas calorias.

 Em que parte do corpo humano você encontra uma amostra completa do seu DNA?
 No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.

 Por que se deve beber chope com espuma?
 A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar. A espuma também atua como isolante térmico, ajudando a preservar a temperatura do chope.

 Por que ocorre o coma?
 Quando um paciente está em coma significa que seu estado é de inconsciência - nenhuma estimulação é capaz de despertar o doente. O coma ocorre quando o córtex ( parte mais externa do cérebro) é afetado, a pessoa perde as atividades cerebrais superiores - como a consciência, capacidade de percepção e reatividade, mas conserva as funções autônomas, como a respiração e a circulação. A volta do coma pode ser complicada dependendo do nível da lesão cerebral. Os especialistas concordam que quanto mais tempo em coma, menor é a chance de o doente voltar , mas discordam sobre prazos: para alguns, após três meses, é difícil que a volta ocorra sem sequelas; outros acham que fazer qualquer prognóstico é arriscado.

 Ah, como a vida é bela! Apaixonado? Saiba o que os cientistas dizem para explicar essa sede de viver...
 Sabe quando o dia amanhece sorrindo para você? Então, para a ciência, aquele olhar apaixonado, de peixe morto, tem explicação. Quando a pessoa fica apaixonada, seu organismo produz grandes doses de três tipos de anfetaminas: dopamina, norepinefrina e feniletilamina. Essas três substâncias provocam euforia e podem causar dependência - uma possibilidade para explicar o comportamento de pessoas que não conseguem manter relacionamentos duradouros. Quando o relacionamento vinga, depois de dois ou três anos, os amantes começam a produzir mais endorfina, substância que dá sensação de segurança e tranqüilidade.


 Do que é feito o absinto?
 A bebida alcóolica absinto é preparada a partir da losna ou erva-dos-vermes (Artemisia absinthum), arbusto originário da Europa com até um metro de altura. Hoje, é muito comum também em hortas brasileiras. No preparo do absinto, a planta passava por misturas e formulações com outras ervas. Gerava uma bebida com altíssimo teor alcóolico, uns incediários quase 60 graus. Só para você ter uma idéia o teor alcóolico da habitual cervejinha fica por volta dos 5 graus...

 Você sabe por que os gases nobres são chamados assim?
 O termo nobre se refere à ausência de reatividade química nesses gases inertes. São seis os gases nobres: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

 Você sabe o que é tafofobia?
 Muitas pessoas pedem para serem cremadas com medo de serem enterradas vivas. Esse receio de acordar dentro de um caixão, debaixo da terra, sufocado, é chamado tafofobia - medo de ser enterrado vivo.

 Você sabia que em um enforcamento a pessoa não morre por ser estrangulada?
 Ao contrário da crença popular, a causa da morte em um enforcamento não é o estrangulamento, mas a lesão provocada na parte superior da medula espinhal. Esta se dá com a fratura ou o deslocamento das vértebras cervicais. A morte é quase instantânea e acaba sendo mais rápida do que em outras formas de execução, como a guilhotina, a câmara de gás e a cadeira elétrica.

 Você sabe como surgiu o brega?
 O termo surgiu para designar pejorativamente a preferência musical das classes sociais mais baixas. A idéia era satirizar os excessos de sentimentalismo musical em canções típicas como: Coração Materno, de Vicente Celestino, ou Paixão de um homem, de Waldik Soriano. Alguns artistas reagiram ao rótulo e cunharam a frase: "Se cantar o amor é ser brega, então sou brega".

 Qual a única parte do corpo humano não recebe sangue?
 A córnea. Ela não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.

 Por que nós soluçamos?
 O soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração causado por irritação no nervo frênico - o que ativa o diafragma. O soluço pode ser curado por um susto, que liberaria adrenalina e ativaria o tal nervo. Outra solução seria o banho gelado, que provocaria o mesmo efeito.

 Como surge a cãibra?
 É um espasmo muscular, comum na barriga da perna, que ocorre após muita atividade física, quando a energia acaba e a musculatura se contrai e não relaxa. Para fazer a cãibra passar, é preciso contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, é preciso alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

 Você sabe o que é bruxismo?
 È uma doença que atinge de 5% a 10% da população. Em geral, decorre de um distúrbio nervoso, não grave, resultante de estresse ou tensão. Durante o sono, o cérebro envia estímulos para a mandíbula que fazem o dorminhoco tenso esfregar os dentes. O bruxismo pode ser resultado também de problemas fisiológicos, como encaixe errado da arcada dentária superior com a inferior, capaz de desencadear reação neuromuscular.

 Plástico e vidro voltam à natureza? Por que reciclá-los?
 Se você jogar uma casca de banana no seu jardim, em alguns dias não encontrará nada. Por quê? Porque a casca de banana é biodegradável, ou seja, se decompõe naturalmente. Agora, se você fizer o mesmo com plástico ou vidro, pode esquecer. Ninguém sabe quanto tempo esses materiais levam para voltar à natureza. Simplesmente porque isso ainda não aconteceu. O plástico existe há apenas cem anos e resiste à umidade e a produtos químicos. O vidro não pode ser consumido por nenhum ser vivo. Há garrafas de vidro com mais de 2 mil anos de idade. A única saída para que esses materiais não abarrotem nossas cidades, nossas florestas e nossa vida é reciclá-los, reaproveitá-los industrialmente. Do contrário, estaremos fadados a conviver para sempre com montanhas e montanhas de plásticos usados e vidros velhos.

 Por que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?
 Quase 70%25 do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.

 Afinal, o que engorda mais: o arroz ou o macarrão?
 Se compararmos cem gramas de cada, o arroz ganha. Porém, o macarrão leva a fama porque se adiciona gordura no seu cozimento e soma-se a ele os molhos com suas variações calóricas.


 Por que dizem que o vinho tinto garante a longevidade?
 Porque a casca da uva contém uma substância química antioxidante, que protege as artérias contra o acúmulo de colesterol, além de uma ação anticoagulante semelhante a da aspirina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário